logo

1/1/2017 09:47

Contratações, trocas, empréstimos e saídas: veja a movimentação do Cruzeiro no mercado da bola

Clube celeste trabalha na busca por reforços e nas saídas de jogadores para 2017

Contratações, trocas, empréstimos e saídas: veja a movimentação do Cruzeiro no mercado da bola

Zagueiro equatoriano Luis Caicedo é um dos três reforços confirmados pelo clube até o momento

Sem conquistar títulos em 2016, o Cruzeiro vem trabalhando desde o início de dezembro para reformular o elenco visando ao próximo ano. O objetivo do clube celeste é começar bem o Campeonato Mineiro e brigar novamente pelo troféu da competição. Por isso, a diretoria tem se movimentado na busca por reforços e também na definição das situações dos atletas que não serão aproveitados. O Superesportes apresenta um balanço das ações mais recentes da Raposa no mercado da bola.

Contratações

Para 2017, o Cruzeiro já contratou três jogadores: o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, o zagueiro Luis Caicedo e o volante Hudson. Os dois primeiros foram oficializados em 11 de dezembro. O último teve o negócio concretizado no dia 22.

Diogo Barbosa, de 24 anos, vestiu a camisa do Botafogo em 2016. Em 45 jogos, ele marcou dois gols. Indicado pelo técnico Mano Menezes, o jovem teve 25% dos direitos econômicos adquiridos pelo time celeste e assinou vínculo de dois anos. Sua chegada aumentará ainda mais a concorrência na posição, pois Edimar e Bryan devem continuar no elenco em 2017.

Luis Caicedo, que também tem 24 anos, vem do Equador. O único clube na carreira do defensor foi o Independiente del Valle, vice-campeão da Copa Libertadores de 2016. Por essa equipe, Caicedo disputou 199 partidas e marcou quatro gols. As boas atuações renderam ao atleta convocações para a Seleção Equatoriana. No Cruzeiro, o zagueiro brigará pela titularidade, já que a diretoria não renovou com Bruno Rodrigo e emprestou Fabrício Bruno para a Chapecoense. A cúpula celeste pagou ao Del Valle US$ 1,6 milhão por 50% do “passe” do equatoriano.

Já Hudson, último a acertar até aqui, chega por empréstimo do São Paulo, que recebeu em troca o atacante Neilton. Considerado um “primeiro volante”, o jogador se destacou por ser excelente “ladrão de bolas”. Nas 19 partidas que fez pelo Tricolor no Brasileiro, o meio-campista desarmou 80 vezes, com média de 4,2 intervenções a cada partida. Os números são do Footstats. Hudson é candidato a fazer parceria com Henrique no meio-campo do Cruzeiro.

Trocas

A primeira troca concretizada – Neilton por Hudson – já foi mencionada no tópico anterior. O Cruzeiro deverá, nos próximos dias, anunciar a permanência de Robinho na Toca da Raposa II. Como compensação, o lateral-direito Fabiano continuará no Allianz Parque.

O Superesportes noticiou no dia 16 o interesse dos clubes em efetuar a troca. Para isso, o clube celeste adquiriu mais 10% dos direitos econômicos de Fabiano e passou a ser detentor de 50%. É o mesmo percentual que o Palmeiras possui de Robinho.

Robinho foi um dos destaques do Cruzeiro no segundo semestre de 2016. Ao todo, ele disputou 30 jogos, marcou sete gols e deu 11 assistências, sendo responsável pela recuperação da equipe no Brasileiro.

Fabiano, por sua vez, cresceu de produção no Palmeiras somente no decorrer do ano e ganhou notoriedade ao marcar o gol que definiu o título brasileiro do alviverde paulista, na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, pela 37ª rodada. O diretor de futebol do Verdão, Alexandre Mattos, é admirador das qualidades do lateral-direito.

Robinho se destacou pelo Cruzeiro e será envolvido em troca com o Palmeiras pelo lateral Fabiano

Empréstimos

A lista de jogadores que pertencem ao Cruzeiro e disputaram a temporada por outras equipes é extensa. Por enquanto não existem planos para reintegrar algum deles ao grupo.

O presidente Gilvan de Pinho Tavares ainda anunciou o empréstimo de um atleta que esteve no grupo até a reta final de 2016: o volante Bruno Ramires, para o Vitória de Guimarães. Posteriormente, o goleiro Elisson e o zagueiro Fabrício Bruno foram cedidos, respectivamente, a Chapecoense e Vila Nova de Goiás.

O volante Eurico, que havia se acertado com o Botafogo de Ribeirão Preto, e o atacante Rafael Silva, que negociava com o Náutico, não vão mais para esses clubes. Eurico tratará uma lesão no joelho direito na Toca da Raposa II. Já Rafael Silva teria recebido ofertas de clubes do exterior.

Presidente Gilvan de Pinho Tavares comunicou empréstimo de Bruno Ramires ao Vitória de Guimarães

Quem teve os empréstimos definidos:

Goleiros: Elisson (Vila Nova-GO) e Alan (Londrina)
Lateral-esquerdo: Pará (América)
Zagueiros: Douglas Grolli (Chapeocense) e Fabrício Bruno (Chapecoense)
Volantes: Uillian Correia (Vitória) e Bruno Ramires (Vitória de Guimarães-POR)
Meias: Gabriel Xavier (Vitória) e Allano (Estoril-POR)
Atacantes: Neilton (São Paulo)

Quem já estava emprestado:

Goleiro: Georgemy (Vitória de Guimarães-POR)
Atacante: Hugo Ragelli (Gil Vicente-POR)

Quem continua à espera de uma decisão:

Lateral-direito: Fabiano*
Laterais-esquerdos: Mena e Breno Lopes
Zagueiro: Rafael Donato
Volante: Willians
Meias: Caíque Valdívia, Matías Pisano e Luiz Fernando
Atacantes: Joel e Rafael Silva

* Envolvido em troca com o Palmeiras por Robinho

Saídas

O Cruzeiro também acertou saídas definitivas neste mês de dezembro. No dia 13, a diretoria anunciou as vendas do volante Willian Farias ao Vitória e do atacante Rony ao Albirex Niigata, do Japão. Já no dia 23, o clube concluiu a transferência dos direitos econômicos do volante Souza para o japonês Cerezo Osaka.

Sete jogadores que pertenciam a Raposa e atuaram por outras equipes em 2016 não terão os vínculos prorrogados. São eles os zagueiros Paulo André (Atlético-PR), Alex Flávio (Mirassol-SP) e Thiago Carvalho (Ceará), o lateral-direito Diego Renan (Vitória) e os volantes Uelliton (Vitória) e Rodrigo Souza (Náutico).

O lateral-direito Lucas, que estava emprestado pelo Palmeiras, retornará ao clube de origem. O Fluminense está interessado em sua contratação. O volante Denilson rescindiu seu vínculo em 21 de novembro depois de disputar apenas cinco jogos.

A cúpula cruzeirense também comunicou, ao término do Campeonato Brasileiro, que não renovaria o contrato de Bruno Rodrigo, integrante do time bicampeão nacional em 2013 e 2014. Com 17 gols em 166 jogos, ele chegou à terceira posição entre os zagueiros-artilheiros da história do clube.


Bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, Bruno Rodrigo não renovou contrato com o Cruzeiro

Possibilidades

Não é mistério para ninguém que o Cruzeiro almeja o retorno do atacante Marcelo Moreno, maior artilheiro estrangeiro do clube, com 45 gols em 93 jogos. A aposta celeste para vencer as concorrências de clubes da China e do Shakthar Donetsk, da Ucrânia, é a identificação construída pelo boliviano nas duas passagens pela Toca da Raposa II (de 2007 a 2008 e em 2014). O próprio Moreno avisou que não levará em conta apenas a parte financeira para tomar a decisão. Ele espera um projeto no qual possa conquistar títulos e fazer muitos gols.

Também existe grande expectativa em relação ao "presente" prometido por Gilvan de Pinho Tavares. De acordo com as dicas passadas pelo mandatário, o grande nome acertado com o Cruzeiro nunca atuou pelo clube e jogou fora do Brasil na última temporada. Alguns nomes foram especulados, casos dos meias Jadson e Thiago Neves e do volante Elias, mas os responsáveis pelas carreiras desses atletas negaram contato com a Raposa.

Em contrapartida, alguns atletas do grupo celeste são especulados em outros clubes. Recentemente, o lateral-direito Mayke foi citado pelo jornal O Jogo, de Portugal, como alvo do Sporting. O atacante Willian, que está nos planos do técnico Mano Menezes, tem sido colocado como eventual moeda de troca. Palmeiras, Santos, Flamengo e São Paulo já consultaram a situação do camisa 9, que está em Belo Horizonte desde 2013 e, desde então, marcou 40 gols em 185 jogos.

Elenco de 2016 até o momento (30 jogadores)

Goleiros: Fábio, Rafael, Lucas França e Lucão
Laterais-direitos: Mayke e Ezequiel
Laterais-esquerdos: Bryan, Edimar e Diogo Barbosa
Zagueiros: Manoel, Leo, Dedé e Caicedo
Volantes: Henrique, Lucas Romero, Ariel Cabral, Hudson e Federico Gino*
Meias: Robinho, Arrascaeta, Rafinha, Marcos Vinícius, Alisson, Alex, Elber e Bruno Nazário *
Atacantes: Rafael Sobis, Ramón Ábila, Willian e Judivan

* Podem ser negociados

Marcelo Moreno é sonho de consumo do Cruzeiro, mas negociação é considerada complicada


47193 visitas - Fonte: Superesportes


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Copa do Brasil

Quarta - 21:45 - Mineirão - ND
Cruzeiro
S. Francisco-PA

Último jogo - Campeonato Mineiro

Sábado - 16:30 - Zama Maciel
URT
1 1
Cruzeiro

Classificação